quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O segredo de Cibele

O segredo de Cibele 

de Juleit Marillier


À cerca de um mês atrás,fui sair com uma vizinha e comprei um livro,como era de se esperar já o li.Mas não é sobre esse livro que vim falar.No dia anterior à nossa saída,fui à casa da minha vizinha.Ela sabia,que eu andava a alimentar o bichinho da leitura,por isso deu-me alguns livros velhos que lá tinha,para libertar espaço.Ela é mais do tipo de pessoa que tem livros mais para enfeitar uma estante,do que para ler(o que é um desperdício,principalmente se os livros forem bons)de qualquer forma,eu não esperava encontrar algo decente nestes livros..eu sou muito crítica.Mas enganei-me...

Antes de passar a descrever a minha experiência,o livro que comprei e li antes do segredo de cibele,era completamente diferente,um estilo suspense e com cenas muito detalhadas de sexo.Foi complicado lê-lo até ao fim e ter vontade de pegar noutro livro. Felizmente,O segredo de Cibele foi uma leitura agradável,que me deixou com mais vontade de ler mais livros!


O segredo de Cibele é um romance fantástico de 2007 e conta a história de Paula,uma jovem erudita,com sonhos ambiciosos.
Depois do assistente do seu pai,partir uma perna,Paula vai com o pai,para Istambul para adquirirem um antigo artefacto de um culto pagão.No entanto,não são os únicos interessados no objecto,existem vários rivais,que vão fazer de tudo para pegar este objecto antes deles.


Istambul daquela época,era um centro cultural,onde vários mercadores chegavam e saiam com vários produtos e especiarias. Era uma cidade com várias gentes,religiões,onde várias línguas eram faladas,mas é também um lugar perigoso,principalmente para uma jovem estrangeira como Paula.Com a chegada da estátua de Cibele,uma deusa pagã de outra Era à cidade,o caos instala-se,entre os vários mercadores interessados e entre chefes religiosos.Existe um boato que fala,de um novo culto,que fez renascer as práticas antigas de adoração à deusa pagã,que parece também interessado no artefacto.Mas nada disto assusta nem Paula,nem o seu pai,pelo menos até começarem a acontecerem coisas más.No caminho ela vai conhecer Ivone de rolos,uma mulher culta,erudita como ela,Duarte Aguiar,um charmoso pirata com intenções obscuras e Stoyan,um jovem alto de porte intimidante,que vai ser o seu guarda costas.
No desenrolar da histórias,ela vai entrar em contacto com forças ocultas,que a vão guiar numa perigosa demanda,com muitos perigos,testes e misteriosas criaturas.

Agora a minha opinião,eu adorei este livro,sei que é destinado a jovens adultos,talvez seja por isso que goste!De qualquer forma,é um livro sobre aventura com elementos mágicos e também amor!
O que é que uma rapariga pode pedir mais?
Adorei grande parte do livro,mas algumas partes deixaram-me irritada,como no fim,um inimigo(não vou dizer quem é,nem o que é) consegue sempre segui-los para onde quer,que eles vão,seja uma ponte em cima de um grande precipício,quer seja um túnel estreito.Consegue sempre tudo e depois como se finaliza tudo?De uma forma tola!
Depois de vermos este inimigo a ser basicamente evil,sem remorsos,nem decência,no fim,é como se desse uma grande rasteira...sinceramente..páginas e páginas de insistência e no fim pufff e já foste..
Outra coisa que não me irritou,mas deixou-me tipo okay,foram as partes românticas(talvez nesta parte já não seja young adult) não que sejam más,mas é tipo uma coisa que se vê em novelas,muito meloso e muita dor e sofrimento,muitas palavras vazias e remorsos.Eu gostei,mas fico tipo humm...okay I can't.
Mas isso sou eu,o livro é fantástico,acabei de lê-lo hoje e já tenho saudades,tanto das personagens,como do enredo.Fiquei com boa impressão,sobre esta autora e senão me engano,já escreveu 47 livros,alguns deles passam-se no mesmo universo do segredo de Cibele e se forem como este de 300 e tal páginas,oh gosh!Que ritmo!

É um bocado irónico,num dia deram-me uns livros velhos cheios de pó,no dia seguinte compro um livro novo.E de qual gostei mais?De um dos velhos,porque o novo não era de todo o meu estilo..lá está aparências enganam, às vezes,mais vale encontrar um livro velho,com uma história realmente boa,do que gastar dinheiro,num livro com uma capa vistosa e uma introdução atractiva,mas um tanto enganadora!


Adorei o Segredo de Cibele,está no meu top 10!!