quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Como aprender inglês,sem obrigações?

Como já devem ter reparado,às vezes escrevo publicações em inglês e outras em português.
E porquê?
Porque me apetece.







Para falar a sério,a maior parte daquilo que vejo,como filmes e notícias,estão em inglês e por vezes sinto-me mais à vontade em escrever em inglês do que na minha própria língua,o que é um bocado estranho.
Mas nem sempre foi assim,quando comecei a aprender inglês,foi na escola e não percebia,nem me interessava por aquilo.Tive algumas dificuldades,mas ultrapassei,não por obrigação,mas porque comecei a aprender de uma outra forma..


...enquanto jogava videojogos!

Ya parece piada,mas foi sim através dos videojogos,que comecei a querer perceber o que estava escrito nos diálogos e menus.No meu caso foi com final fantasy 9,que é para mim um dos melhores da colecção,foi o último da plataforma psone,é um rpg,com uma história incrível,cheia de elementos fantásticos,tem bons gráficos para a época e bastante conteúdo.Em comparação com os jogos de agora,com histórias bastante lineares,vazias e sem muito sentido,onde só se investe nos gráficos.FF9 é bastante completo,tem um lugar especial no meu coração e na minha memória.

Voltando ao inglês,sim,foi através de uma coisa que gostava que aprendi sem obrigação,um pouco de inglês,mas foi o suficiente para,continuar,com outros jogos e depois com filmes e animes.E depois já via videos no youtube,com Pewdiepie,Mark e Ken,onde eles próprios jogavam videojogos.Nessa altura já percebia bem inglês e agora sem legendas para ajudar.Agora não tenho grandes dificuldades em perceber a não ser que esteja de alguma forma distraída,até prefiro ver filmes sem legendas.

Existem muitas pessoas,que aprendem japonês quando vêm anime,porque sentem curiosidade e querem perceber mais,até mesmo sobre a própria cultura japonesa.
Aquilo que eu quero dizer com isto tudo é que para aprender algo,seja o que for é preciso faze-lo não  só por obrigação,mas também por gosto.

Embora,não seja compatível com a nossa forma de viver,pois não é qualquer um que quer por gosto aprender sobre matemática ou física,arg...
O que eu estou a tentar dizer é que,a forma como encaramos a aprendizagem,tem de ser abordada de forma mais aberta.É necessário levar as coisas na positiva.
Por exemplo,houve tempos em que adorava matemática,porque aprendi e depois tirava  boas notas.Antes disso era completamente péssima.Mas só conseguia ver um objectivo que tinha de ser alcançado e a matemática era o obstáculo,que eu aprendi a ultrapassar.


Resumindo,fazer as coisas com gosto e amor,torna a aprendizagem mais fácil.Se gostas do que fazes vais aprender na boa.Jimi Hendrix aprendeu a tocar com um ukelele,com apenas uma cordas,que encontrou no lixo(se não me engano).E tornou-se no melhor guitarrista de sempre.
Por isso,não é necessário grandes investimentos com equipamento de topo,para conseguir ser bom naquilo que se faz.É preciso é vontade e gosto.
E se não houver gosto,é necessário persistência.




Mas pronto,já escrevi muito,sem dar dicas simples,por isso aqui vai:

.Videojogos;
.Ver filmes com legendas em português e depois passar para inglês;
.Escrever pequenos textos ocasionais;
.Ouvir musica e ver os lyrics;
.Ver videos no youtube;
.Escrever comentários na net(em inglês);
.Usa o google tradutor,para comparar palavras portuguesas com inglesas;
.Usa o google tradutor como ferramenta de tradução dos teus textos,mas cuidado,que não é certo,serve mesmo para obter uma ideia;
.Usa o dicionário para tirar dúvidas sobre algumas palavras.

Estas dicas não substituem aulas de verdade,onde se aprendem as formas verbais e outros termos gramaticais,mas até isso podes pesquisar na net. Isto vai tornar esta língua mais familiar no teu dia-à-dia.
Vai introduzir-se no teu vocabulário da mesma forma que um parasita se introduz no teu organismo....sem que dês por isso.

Pelo menos no meu caso,eu tornei-me uma das melhores em inglês.
Mas era melhor ainda na matemática.

Amor,determinação e persistência são algumas das coisas que te podem levar ao êxito,o resto é contigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Wow vais fazer um comment?
Be gentle! I am fragile flower. ( ´ ▽ ` )ノ