domingo, 17 de junho de 2018

Antes Morrer que matar

Como já disse no posto interior,tenho andado a ler.
Sim agora ganhei o bichinho e já dou por mim em livrarias e nos sectores dos livros da fnac e assim.
Adoro procurar novas histórias e sinceramente até adoraria escrever,mas não tenho muita prática,por isto estou primeiro a estudar o géneros e tipos de livros.
No outro dia,dei por mim na minha estante de livros antigos e empoeirados,você sabe,daqueles livros que cheiram a mofo de páginas amareladas,e encontrei uma colecção antiga da visão(imagine-se)de mestres policias.E eu tenho que ser sincera,eu comecei a implantar este bichinho da leitura,quando comecei a ler policiais,sim de facto,foi um policial romantizado,que começou tudo.Mas não é desse livro que vou falar agora mais sim,do livro que acabei de ler agora mesmo.



Antes morrer que matar

de James Hadley Chase 


E devo dizer,que uma pessoa só percebe o título deste livro,quando acaba de o ler.
A história começa,quando o jornalista  Nick Mason recebe uma proposta de uma desconhecida para falar com um condenado à morte.Depois disso,Mason vê-se envolvido num esquema para desmantelar uma organização criminosa,que vai virar a sua vida de pernas para o ar.Mas no meio deste conflito que descobre o seu grande amor.

É uma história capaz de agarrar o leitor desde o primeiro momento,mantendo-se sempre interessante,cheio de intrigas,cenas de pancadaria,promessas de amor e muito,mas mesmo muito whiskey e um ou outro cigarro.

Agora passando à critica,a personagem principal,não é pelo menos para mim,apelativa(talvez porque não me consigo identificar).A história deve-se passar por volta do anos 30(este livro foi publicado em 1940)ou seja a mentalidade na altura era diferente.O personagem principal é um homem entre 30 a 40 anos,é rude muitas vezes e machista.Agora,eu não quero ser como uma daquelas feministas parvas de hoje que dizem que tudo é machismo.Mas esta história é antiga,escrita por homem daquele tempo e naquele tempo a mentalidade era diferente.Por isso,não me preocupo com isso.Existem algumas partes do livro,que fica-se parva(o) a ler ,com a forma como ele pensa,até mesmo a sua forma critica de ver os seus colegas e até o seu melhor amigo Ackie,que é um outro jornalista com mais terreno,que deixam uma pessoa,um pouco com o pé atrás em relação a Mason.Mas não deixa de ser um sobrevivente,um homem que vai à luta e que sabe o que quer e naquela época era preciso ter garra,até hoje tem de se ter garra.
Em relação aos outros personagens são aceitáveis,houve várias cenas,que fizeram rir,especialmente com Ackie,que é realmente um personagem,mais cativante que Mason.
E haviam momentos no livro típicos de uma época mais antiga,como o uso do chapéus e o seu constante ajuste dos mesmos,cada vez que alguém tem uma dúvida ou algo para dizer.Oferecer um cigarro a uma senhora e acende-lo(hum ainda há alguém que use esta cantada)e o facto engraçado de toda a gente fumar nesta época,como por exemplo num restaurante,após a refeição,vai um cigarro,como sobremesa,(eu sei que ainda existe nas zonas para fumadores)mas em qualquer lugar fumava-se e ninguém se importava.E beber whishey?Tanto whishey que se bebe durante a história,e tanto whishey que se oferece,e tanto whishey se bebe antes de conduzir.Realmente os tempos eram outros.Toda a gente parecia fumar e beber neste tempo.Dei por mim a pensar,que esta realidade deve ser bem próxima daqueles filmes do padrinho,principalmente tendo em conta que a história envolve elementos criminosos,com características muito semelhantes aos personagens desses filmes.
Todas estas características,muito diferentes da nossa época actual,são bastante normais daquele tempo e por isso,não me importei muito e sinceramente não há nada de muito relevante para apontar o dedo.Talvez o carácter de Mason,mas também isso faz parte da história e é bom ter uma visão sobre um tempo diferente do nosso.
Por isso,acho que este livro é bastante bom,fiquei surpreendida,a história é cativante e tem muita acção,do principio ao fim.E é bom quando um livro prende-nos pela a história em vez de apenas pelo personagem.

Sou apenas uma leitora uma leitora básica,para dar um rating,por isso do meu ponto de vista,de um leitor básico que ainda é bastante preguiçoso,este é um livro fácil e interessante de ler,nem que seja só pela história.

4 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Wow vais fazer um comment?
Be gentle! I am fragile flower. ( ´ ▽ ` )ノ