domingo, 27 de março de 2016

Às vezes gostava de dar um murro na depressão

E que tal tocar no assunto problemático para começar?

Depressão

Consegues sentir a tensão, o calibre e a dimensão desta palavra?
É a doença do povo moderno, mas a verdade é que sempre existiu, só que ninguém tinha coragem de admitir que esta tristeza profunda,esta melancolia e esta sensação que nada faz sentido, seria de facto uma doença.

Mas o que é a depressão, para além da breve descrição que fiz na introdução; é uma doença caracterizada pelo um estado de tristeza constante, sentimentos de mágoa e dor para o qual por vezes não existe explicação alguma.Para mim a depressão é como se tivesse um buraco dentro de mim, dentro do meu coração,que jamais conseguirá ser preenchido. Nada preenche esse buraco, nenhuma sensação de alegria repentina, nenhuma conversa descontraída com alguém,nada!
Por vezes tentas preencher esse buraco, com algo mais material, como um par de sapatos novo, com um telemóvel novo, com o novo álbum da tua banda preferida, mas nada consegue encher o vazio.
Sentes-te vazio e com a sensação que falta qualquer coisa na tua vida.
Sentes saudades de algo que nunca tiveste e que nunca terás.
Questionas a tua vida, a pessoa em que te tornaste e as razões para continuar a tentar..a tentar que isto tudo dê em alguma coisa.

E quando alguém te encara e diz que não tens motivos para te sentires assim, dá-te um sentimento de remorso, como se não tivesses o direito de te sentires triste, como se a tua tristeza fosse afectar os outros. Tornaste numa pessoa egoísta quando ficas deprimida(o), contaminas o ambiente com as tuas energias negativas.

A depressão pode afectar, a pessoa que sofre da doença e aqueles que estão à volta,mas este dilema apenas pode ser resolvido por uma única pessoa, a pessoa que sofre.
É importante reconhecer que se tem esta doença, e tentar lutar contra isso.
Sim, leste bem:
-Lutar contra a depressão-

Para se ultrapassar esta doença ,é necessário lutar, não alimentar pensamentos de tristeza, sair de casa, encontrar algo para fazer, ocupar a cabeça ,seja com o que for, um hobbie , praticar um desporto,qualquer coisa, por vezes até escrever um diário ,pode ajudar a deitar para fora o lixo que está aí dentro.
Por vezes,em casos mais difíceis é necessário encontrar ajuda psicológica, não há nenhum mal nisso.
Admitir que temos um problema não é fraqueza ,é na verdade um grande passo de coragem.
E temos de procurar na nossa vida, aquilo que realmente importa, aquilo que temos e que não damos valor, como a nossa família,os nossos amigos, a nossa casa, nós temos muitas razões para continuar a lutar, só temos de abrir os olhos ,olhar à volta ,ver e agradecer.
É importante encontrar uma razão para continuar, nem que essa razão sejas tu próprio, imagina as coisas que ainda podes fazer, as coisas que ainda podes ter, a pessoa que ainda podes vir a ser.
Cada passo é uma nova conquista para ti, cada conquista vai-te fazer sentir vivo. O mundo é um lugar enorme, não te feches dentro de ti mesmo, solta-te e encontra um objectivo, encontra o teu caminho e anda. E um dia , talvez sentado num lugar qualquer ,a desfrutar de uma tarde quente de verão tenhas aquela sensação, uma sensação de satisfação, uma sensação de "É tão bom estar vivo, sabe bem estar vivo", uma sensação de verdadeira alegria do qual já não te lembravas.
Nessa altura vais perceber ,que conseguiste, que estás de novo dentro do caminho que ultrapassaste esse problema chato chamado depressão.

Manda a depressão dar uma curva, chata, sempre a melgar com as cenas dela, temos mais que fazer do que levar com ela, né?

Então para concluir e mais uma vez, a depressão é de facto um problema complicado, mas apenas tu podes remar contra a maré, tens de lutar,não a deixes vencer e um dia vais conseguir ultrapassar isso e simplesmente ser feliz e desfrutar da tua vida.
O mundo está à tua espera , não fiques preso dentro dessa nuvem cinzenta, vem contar as cores do arco-íris! xD

Sorri mais vezes, mesmo que por razão alguma, sorri!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Wow vais fazer um comment?
Be gentle! I am fragile flower. ( ´ ▽ ` )ノ