sábado, 4 de fevereiro de 2017

A minha mãe quase caiu num catfish

Estamos em 2017 e praticamente toda a gente já conhece os perigos, que se encontram na net.

Mas mesmo assim, ainda existem milhares de pessoas que continuam a cair em esquemas e fraudes virtuais. Entre essas pessoas mais vulneráveis, encontram-se crianças ou pessoas de mais idade,que não têm lá muita experiência com esta cenas.

O que eu venho contar aqui , é uma história tão comum ,que até possivelmente você que está a ler isto já passou por algo do mesmo género. O clássico caso do catfish.

Esta história passe-se com a minha mãe,uma senhora que descobriu o face e que nunca mais parou de adicionar amigos.Quando eu criei a conta no face para a minha mãe,eu não estava à espera que ela se torna-se uma "viciada" nesta rede social,ela nem ligava ao principio,preferia apenas passar tempo com as aplicações de jogos. Porém,um dia ela encontrou um conhecido e depois outro,um familiar e depois outro,começou adicionar estranhos até chegar a uma enorme quantidade de amigos(500) e não vai parar por aqui. A minha lista de amigos é bastante pequena em comparação com a dela T-T sniff sniff

No entanto,um dos grandes perigos em "coleccionar" amigos no facebook, é que é bastante fácil adicionar algum pervertido ou um possível catfish.

E foi o que aconteceu,ela adicionou o que parecia ser um senhor americano,bastante modesto.Este senhor tentou conversar com a minha mãe,mas como ela não percebe nada de inglês,eu ia traduzindo para ela. Ou que parecia ele,era supostamente um navy ,tinha uma filha e era viúvo. O que me chamou atenção para o facto de existir algo de errado,foi nas longas mensagens(praticamente testamentos) que ele mandava para a minha mãe,ele falava muito e ao mesmo tempo não falava nada(conversa sem contexto) e no fim fazia milhões de perguntas para a minha mãe.

Para além disso ele tentava namoriscar com a minha mãe,mesmo depois dela dizer que era uma mulher casada. Ele tecia longos elogios a si mesmo,de como era uma pessoa carinhosa,de como adorava passeios de mão dada na praia e de como era difícil ser pai, tudo isso sem dar muitos detalhes.
Era como se estivesse a tecer a imagem do soldado romântico,que para além de ser um bom homem,era também um homem de família,que procurava a mulher ideal.

Esta é uma das fotos do 1º catfish


Esta imagem era demasiado fictícia ,para ser engolida. Parecia tirada duma novela, eu avisei a minha mãe para ter cuidado. E era óbvio que o alvo deste catfish eram mulheres de idade avançada,carentes, que ainda tinham esperança de encontrar o seu príncipe.
O que torna este catfish,ainda mais sujo do que os outros.

A minha mãe não é burra nenhuma,mas a educação dela,impedia de bloquear esta pessoa,porque ela ainda acreditava na possível inocência da mesma. Nesta altura,eu não consegui provar,que se tratava de um catfish. Não consegui encontrar informação nenhuma,nem com as fotos, nem com o nome.

 Esta pessoa continuou a assedia-la por dias, a tentar sacar o máximo de informação.Até ao dia em que exigiu o e-mail da minha mãe,ela se recusou e esta pessoa,desistiu. Dias depois,outro senhor que encaixava no mesmo perfil do anterior,(navy,viúvo e pai) pediu amizade à minha mãe e ela aceitou,mas desta vez,nós a duas íamos encurralar a presa e brincar com ela,como se tratasse de um ratinho dentro de uma gaiola.

Foto do 2º Catfish


Primeiro fizemos como Nev e Max do programa Catfish e pesquisamos as fotos do perfil,para ver se existiam e se correspondiam a esta pessoa. E confirmamos que era de facto um catfish,para além de ter um nome diferente,era uma foto de alguém famoso.A foto pertencia a um "cão grande" dos navy, cheio de medalhas e títulos,que possuía até uma página no wikipédia.
https://en.wikipedia.org/wiki/Michael_D._Stevens


Pesquisando mais a fundo acabamos por descobrir uma verdadeira fraude,um esquema que usa a imagem desta pessoa,com vários perfis falsos no face,o alvo,parece ser sempre o mesmo,mulheres de meia-idade que acabam por cair na imagem do soldado romântico,que criou uma filha sozinho e que procura amor online,

Mais informação em http://meg-golpistasvirtuais.blogspot.pt/p/fotos-scammers-masculinas.html


Não conheço o objectivo do esquema,mas desconfio que seja para sacar informação e talvez espalhar vírus através do email.

Eu e a minha mãe,confrontamos esta pessoa,que começou por ter o mesmo discurso da outra,era viúvo,criou uma filha e procura amor. Depois da minha mãe reafirmar que era casada. Confrontamos a besta:



"I'm asking you,if you have sure that you're name is William Michael?"

"yes,of course"

"I know that you're a catfish."

"What's a catfish?"

"You know exactly what I'm talking about.

The person that you have in your profile is not you.

There's no William Michael,There's someone Called Michael D.Stevens and that's not you,because this man is actually smart,strong and proud

Stop playing"



(Estas últimas sentenças deram-me um gozo do caraças pra escrever,a minha mãe estava sempre a tentar ser educada,enquanto eu só queria deitar fogo ao catfish.)

Depois disto o catfish não disse mais nada e nós denunciamos as duas páginas e alertamos outras pessoas para o caso delas,puderem cair no mesmo.
Esta experiência foi muito boa para a minha mãe,pois a partir daquele instante ela tem tido mais cuidado e quanto a mim,eu fiz o meu trabalho e ensinei a senhora a defender-se.


More info:http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2068951/Facebook-clone-accounts-fool-ANYONE-accepting-fake-friend.html


Até hoje não sei,exactamente o que o catfish queria,se era sacar informação ou outra cena marada,nem sei se era humano ou um bot,(possívelmente humano) cheguei mesmo a pensar,que era alguém que tentava vingar-se de mim através da minha mãe,por causa de thug life... xD não interessa,essa é uma história para contar numa outra altura.


Por enquanto,fico por aqui e tenham muito cuidado com esses catmaradosfish.



See ya!



ps: As imagens encontram-se censuradas pelo simples motivo de copyright.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Wow vais fazer um comment?
Be gentle! I am fragile flower. ( ´ ▽ ` )ノ