sábado, 11 de fevereiro de 2017

Novelas portuguesas, gostam de reciclar ideais( Rant)

Para quem aprecia novelas, é comum,encontrar semelhanças entre si.
A receita é sempre a mesma, O herói ou heroína da história conhece o seu grande amor e rapidamente formam um casal,depois o vilão(ã) aparece para complicar as coisas e isto vai-se arrastando até as pessoas começarem a enjoar.
É um tanto medíocre, mas se pensarmos bem,o público precisa identificar-se com as personagens e para se importar com elas verdadeiramente é necessário que elas sofram,muitas vezes nas mãos do vilão, sem ele a novela provavelmente acabaria no mesmo dia em que começava.

De qualquer maneira, isto não se trata de como simples e básica é a receita para todas as novelas,mas sim de como, se reciclam as mesmas ideias,vezes e vezes sem conta. É quase como se os guionistas e produtores das novelas,estivessem à espera,que as pessoas se esquecessem do que viram,para voltarem a repetir a mesma cena,mas com actores diferentes.

Nas novelas portuguesas,tanto da tvi,como da sic,passam-se histórias semelhantes,ou é a criança que é raptada,ou é o irmão gémeo que substitui o lugar do outro,ou é o típico herói que volta para se vingar dos seus inimigos,ou é a heroína que sofre tanto,coitada...!


Vou dar alguns exemplos


Criança sofre com o vilão

Rosa fogo, uma novela de 2011,teve várias cenas irritantes,onde o vilão torturava a pobre criança chorona..


E agora em amor maior, desta vez com uma vilã a história repete-se.


Diogo morgado foi para tvi, para fazer praticamente o mesmo papel que fez na sic em Vingança,o de (conde monte cristo).




A história trata-se de uma vingança, oh espera, acho que já vi isto também na tvi...




A donzela em apuros que sofre com a vilã invejosa..

Gémeos separados à nascença que se encontram já adultos..

O típico casalinho que não consegue ficar junto...mas que no fim fica

E tantos outros..


Agora vou falar de um caso mais específico que acontece,com menos frequência,mas sempre que acontece ficam todos muito emocionados,justamente por causa do tema.

Quando um personagem feminino tem cancro e tem de rapar o cabelo.
Ah, a típica cena,com música dramática onde a actriz começa a desfazer-se em lágrimas ou porque é uma excelente profissional ou porque não quer ficar careca. Essa é uma cena,que sempre marca as pessoas,quando elas assistem.

E agora mais recentemente a cena volta a repetir-se na novela amor maior, com a personagem Mafalda.

Amor maior (2017)

Esta é a minha opinião,houve um tempo em que assistia a várias novelas e não me cansava,talvez porque não tinha net na altura..Agora as novelas para mim são uma canseira,é sempre a mesma coisa.
Tendo em conta o que eu disse,passo para a crítica,para mim,este tipo de cena,já não me diz nada.
Eu sei,que o tema é forte,mas já é tão repetido,além disso a frieza da actriz,não provocou nada em mim,eu sei que é uma característica da personagem,mas este é supostamente o momento em que se quebra o escudo protector e onde se está exposto à realidade da situação. Quem não chorava se descobrisse que tivesse cancro? Quem não chorava na altura de rapar o cabelo? Mesmo uma pessoa forte ía acabar por ceder,afinal de contas é uma situação complicada e pesada,




Eu já vi várias vezes esta cena e para mim a melhor foi esta:

Laços de família (2000)


Eu nunca tinha visto uma momento tão forte e emocional como este. Foi uma cena muito bem produzida, a actriz, Carolina Dieckmann foi excelente.Isto sim, é que é representar!
 Depois disto, outras não me disseram quase nada.



A primeira vez,que esta cena foi produzida em portugal foi em queridas feras, no ano 2003
Fernanda Serrano em queridas fera

Nesta altura já não me dizia tanto,mas mesmo assim,sentiu-se o sofrimento da personagem e foi aceitável.




Penélope Cruz,fez o mesmo no filme espanhol MA MA, sobre uma mulher,que é mãe solteira e que sofre de cancro de mama,um tributo a todas as mulheres que sofrem desta doença.


Qual é a diferença entre filme e novela?
Apesar do tema ser o mesmo, os filmes conseguem trazer mais variedade e abordar o tema de uma outra forma ao passo que nas novelas é sempre o mesmo,descobre que tem a doença,vamos rapar a cabeça numa cena super dramática..sinceramente se querem rapar o cabelo das actrizes,porque é que não inventam personagens que já são carecas,que sofrem de calvice ou que cortem o cabelo por outro motivo qualquer,sem ser sempre o mesmo tema de sempre, cancro.




Vou dar alguns exemplos de actrizes que cortaram o cabelo,sem ser pelo mesmo tema de sempre:


Demi moore em G.I. Jane

Demi rapou o cabelo nesta cena brutal em G.I Jane.
O motivo não foi doença,mas sim,por escolha da personagem,que queria ser incluída na elite dos marine,sem ter exceções em relação aos seus colegas.


V de vingaça

Natalie Portmann numa cena de tortura,onde lhe rapam o cabelo



Charlize Theron em Mad Max

Em Mad Max, foi a própria actriz que teve a ideia de rapar o cabelo.



Sigourney Weaver em Alien 3
Ripley a personagem mais rija do cinema,também ficou com a cabeça rapada em Alien 3.



Anne Hathaway no filme Os miseráveis

Anne Hathaway,ganhou um óscar pela prestação neste filme e não foi porque cortou o cabelo, mas sim pela emoção que projectou para o público.



Camila Morgado no filme Olga
Camila Morgado interpretou Olga Benário, uma mulher que era judia e que lutou por um mundo melhor,acabando a sua vida num campo de concentração. 






Existem montes de exemplos,onde as actrizes e actores,são forçados ou têm a iniciativa de rapar e cortar o cabelo,por um papel. Faz parte da profissão fazer tais sacrifícios.
A diferença entre estes exemplos e as cenas das novelas é que são temas inovadores,ideias novas.
Ao passo que nas novelas,não passam de actos desesperados para captar a atenção das pessoas,antes que elas mudem de canal.

Nas novelas portuguesas,acontece tudo,acontecem as maiores tragédias de sempre,as coisas mais horríveis que se possa imaginar,tudo para desesperadamente agarrar os espectadores. Por isso chegamos ao ponto de banalizar as coisas mais trágicas,como o cancro. Porque português que é português gosta de ver desgraças,porque cada vez que ouve o barulho de um acidente,vai a correr ver,mas para ajudar tá quieto.
A tv em portugal é bastante decadente,porque as pessoas contentam-se com mediocridade em vez de exigir melhor entretenimento. Por isso temos produtores e guionistas a reciclar histórias,porque o povo burro papa tudo o que lhe dão.

E pronto vou acabar com a minha subjectividade antes que me irrite mais.


Lamento muito por escrever um artigo todo a falar sobre o que me irrita nas novelas!
Sinceramente, até me senti suja só de escrever,mas irrita-me tanto,que peguem neste monte de cócó,metam em cima de um altar e que exaltem,como se fosse uma verdadeira obra prima,quando não passa de um copypaste..Dear God I need a drink.


I'm very sorry,for this!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Wow vais fazer um comment?
Be gentle! I am fragile flower. ( ´ ▽ ` )ノ